Image Map

sábado, 31 de maio de 2014

Canhoto ou Destro, qual lado funciona o seu cérebro?

De que lado você consegue ver a moça girando?



Sentido Horário? Ou Anti-Horário?

Alguns estudos indicam que se você vê a moça girando no sentido horário, significa que você trabalha mais o seu lado direito do cérebro.

E se você vê girar no sentido anti-horário, utiliza mais o seu lado esquerdo do cérebro.



Se você treinar, você verá que consegue vê-la girar dos dois lados!


Agora observe na imagem abaixo como classifica cada lado do seu cérebro:




Sendo assim, alguns cientistas descobriram que quem consegue ver o lado esquerdo do cérebro, tem o raciocínio lógico e analítico sobre coisas e fatos, além de ser um indivíduo mais calculista e mais objetivo e um tanto desapaixonado.


Já  no lado esquerdo do cérebro, este permite uma visão mais holística, espontâneo e intuitivo, relacionado com a análise emocional, subjetiva, mística e romântica.


No entanto os dois lados do cérebro trabalham em harmonia, o que intriga muito dos cientistas é o fato de quem em algumas pessoas um lado do cérebro sobressai mais que o outro.


Definem as pessoas que possuem o lado esquerdo em evidência, pessoas dominadoras, que resolvem os problemas com base em fatos, analiticamente considera palavras, números e ocorrências apresentadas em sequencia lógica.


E pessoas com o lado direito aflorado, seguem uma solução intuitiva, com base em imagens, conceitos, padrões, sons e movimentos.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Modelos Mentais de Aprendizagem!

Aprender a Aprender!

Trouxemos este trecho do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, para abordar um tema muito importante: Modelos Mentais de Aprendizagem!

São os pensamentos de cada individuo com base em suas interpretações sobre as coisas e fatos!





Nas organizações existe a necessidade de promover uma aprendizagem e transformações a partir do conhecimento que lhe é dado (olhar sob um novo prisma).


O filme ainda trata das “Barreiras” que o individuo possui para  obter o aprendizado, promovendo assim uma interação entre o conhecimento tácito e explícito.

O verdadeiro CHA!!


Conhecimento, Habilidade e Atitude, este verdadeiro CHA que representa a competência de qualquer individuo.

                              
Para entendermos melhor esses três elementos, iremos contar uma breve historinha:

Um aluno de universidade é dedicado e esforçado em seus estudos. Ele conseguiu absorver todo aprendizado que teve durante o curso e enfim concretizou o seu sonho: se formou em medicina e agora ele já possui total Conhecimento.


E como atenderá os seus pacientes? Não basta ter somente o conhecimento identificando a necessidade de seu paciente, é preciso colocar em prática o seu trabalho e fazer com seu paciente melhore, esta por sua vez será a sua habilidade.


Com essas duas condições sou competente? Não, porque não basta ter somente o conhecimento e a habilidade, falta a essência que é a Atitude, sendo esta  uma condição de ter o desejo de colocar em prática todo o conhecimento.



Por isto, não posso ser considerado competente se tiver atitude e conhecimento e não tiver habilidade, uma condição liga a outra, para ter competência necessária tenho que possuir este CHA por completo.




O modelo Holístico!!

Para entendermos o que é o modelo holístico das organizações, vocês devem saber o que veio por trás desse novo conceito...

Vocês já devem ter ouvido falar em....


Esse trio remete a um velho paradigma Newtoniano-cartesiano, onde o modelo organizacional aplicado antigamente era totalmente mecanicista, com foco em produção industrial, não havia concorrência que existe hoje, e esses teóricos eram defensores da previsibilidade, onde tudo era explicado matematicamente.

Com o fim da era industrial essa realidade mudou, pois com a globalização tudo se tornou instável, as mudanças acontecem constantemente e as empresas estão evoluindo assim como a sociedade.


Comparando os dois modelos, os newtoniano-cartesiano fragmentavam (dividiam) o conhecimento humano de maneira lógica e organizada possibilitando grandes descobertas.

Já no modelo holístico atual, acreditamos que o conhecimento deve ser considerados como um todo ou compreendido por inteiro e não em partes.


Alguns dos comportamento holísticos nas organizações são: Hierarquia horizontal, não tem chefes e sim líderes, a criatividade é importante, existe colaboração e não competição, além da organização ter valores.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento!

A cultura defini-se por meio de normas, crenças, valores, ritos, cerimônias, tabus, etc...


Por meio dessa abordagem podemos dizer que a empresa que é composta por esses elementos é totalmente mecanicista, ou seja manipulada e controlada.


Sob a ótica holográfica, esta por sua vez enxerga a cultura como um reflexo da forma pela qual a empresa é interpretada por seus integrantes, ou seja o compartilhamento, o relacionamento entre as pessoas no dia-a-dia, é o que dá sentido na cultura da empresa.



Sendo assim, a cultura é adotada pela experiência em grupo, influenciada por todos os individuos da organização, resgatando para a empresa os seus valores positivos, e quando nem todos fazem parte desses valores, surge assim as subculturas, que são os grupos fragmentados, dividindo experiências diferentes.


Duas características são presentes na cultura da gestão do conhecimento:

-A empresa acredita que as pessoas podem ter um processo de crescimento tanto pessoal quanto em grupo
-Existe a ideia de que as atividades em grupo poderão solucionar problemas apresentados á organização


E como fica o clima da empresa?
O clima é o reflexo da cultura da empresa, e é a cultura quem vai dizer se o ambiente está sendo agradável e se existe a sinergia de todos envolvidos, gerando assim resultados positivos.


Afinal, o que é Gestão do Conhecimento?


        

O conhecimento é a capacidade de agir, desta forma difere de informação porque o conhecimento é dinâmico e está em constante mutação, seja na transmissão, seja na criação. É o saber que é conquistado ao longo da vida. 



Por sua vez, a palavra GESTÃO vem do latim gerentia, que significa fazer, ato de gerir, ou seja, gerenciar. Para melhor compreensão as atribuições de controlar, liderar, dirigir e planejar integra uma gestão com eficácia.


Quando uma pessoa dá sentido aquela informação, ela a transforma em conhecimento. 


O valor do conhecimento está diretamente relacionado à capacidade das pessoas, que são suas criadoras, utilizadoras e renovadoras..

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ser LÍDER é...

...aquele que possui competência de administrar e conduzir pessoas e equipes de diversas personalidades, incentivando e direcionando para os objetivos em comum.


É preciso comunicar as pessoas o seu valor e potencial de forma clara e objetiva, fazendo com que as pessoas consigam enxergar a sua capacidade, e com isto, incentivá-los na mesma direção, fazendo-os se sentirem parte do processo, e juntos se unirem em prol do mesmo objetivo.



Na atualidade, existe um novo conceito de liderança chamada de Coaching, a mesma tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento do potencial talento, das competências necessárias e desenvolver um melhor desempenho no indivíduo.




“O verdadeiro líder não tem necessidade de comandar, 
contenta-se em apontar o caminho.’’ (Henry Miller)

Existem alguns tipos de liderança, são eles: Autocrática, Democrática e Liberal.

Na liderança Autocrática, apenas o líder determina as ações, sem que haja a participação da equipe,  sendo assim ele impõe as tarefas como devem ser feitas, e quem deve fazer executá-las.
Dominador nato, é pessoal quanto aos elogios e críticas que faz referente ao trabalho de cada um.


Sendo assim: O líder determina sem que exista a interferência de opiniões e as tarefas devem ser realizadas pelos colaboradores.


Já na liderança Democrática, existe a possibilidade de uma discussão sobre os negócios, onde os colaboradores debatem os assuntos e o líder assiste e estimula isso.
As tarefas, funções e papel de cada um da equipe é decidido pelo grupo, onde todos tomam a decisão juntos, apenas pedem sugestões ou outras alternativas para o líder.


 Normalmente o líder neste papel procura ser mais limitado em relação as críticas e elogios, não é muito participativo nas tarefas, apenas observa e orienta.


Na liderança Liberal, onde a própria palavra já faz referencia a liberdade, é o tipo do líder que tem uma participação mínima na equipe. É o tipo de liderança que não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular os acontecimentos, não tem participação na equipe, somente quando solicitada.


 Absoluta falta de participação no grupo.

Veja alguns aspectos nos 3 estilos de liderança:


Para refletir:







quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que é a INOVAÇÃO?



A inovação é a implementação de ideias criativas no intuito de gerar valor, ou seja é o fazer coisas novas.



Tem como foco a melhoria de processos, serviços, produtos ou a criação de algo absolutamente novo




Para obtermos a INOVAÇÃO precisa vir junto a CRIATIVIDADE, ou seja uma nova ideia que vai gerar uma ação.








Fluxo de Capitais!

Capital Intangível na Organização são os ativos da empresa que não podem ser tocados, e sim mensurados gerando valor para a empresa. Ex. Marca Microsoft


Capital Intelectual é composta pelos Stakeholders (clientes, fornecedores, funcionários, etc..) todos que compoem uma empresa a fim de maximizar a potencia da organização.


Capital Humano: são os ativos como a motivação, inovação, desejo, conhecimento, elementos estes que criam os produtos e serviços.


Capital Organizacional: são as pessoas que desenvolvem na empresa estratégias e produzem valor diante do mercado.



Bill Gates é um exemplo de capital humano, pois é apaixonado pela tecnologia fazendo da Microsoft uma organização incomparável.





Teste: rápido e impressionante!

Conte rapidamente quantas letras "F" tem no texto abaixo:

FINISHED FLIES ARE THE RE-
SULT OF YEARS OF SCIENTIF-
IC STUDY COMBINED WITH THE
EXPERIENCE OF YEARS


Contou? Somente leia abaixo
após ter contado os "F".

OK?





 Quantos??? 3??? Talvez 4???

Errado, são 6 (seis) - não é piada!
Volte para cima e leia mais uma vez!
A explicação está mais abaixo ...
O cérebro não consegue processar a palavra "OF".
Loucura, não?


Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um  "gênio".
3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, é 6 quase ninguém.

terça-feira, 20 de maio de 2014

O melhor vídeo de 2014 para você começar uma MUDANÇA!

Case Imaginarium



A Imaginarium é um exemplo de criatividade e inovação, o próprio nome da marca já diz!


Com sucesso absoluto e muitas franquias e pontos de vendas pelo país, há 20 anos atrás começavam produzindo enfeites de natal para a vizinhança.


Com o trabalho bem feito a demanda não parou de crescer...


O intuito da Imaginarium é que os seus produtos representem uma troca de experiências para serem compartilhadas em família ou entre amigos.



Sempre encontrando nas lojas produtos que levem diversão e emoção no dia-a-dia.


O Conhecimento nas Organizações



O conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas onde exibe suas principais características: Explícito, Implícito e Tácito


O conhecimento Explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana. Seria o conhecimento documentado e contido em informações não-estruturadas.



O conhecimento Implícito é o conhecimento que pode se tornar Explícito a qualquer momento, e que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.



Já conhecimento Tácito é o conhecimento que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras. Como exemplo disso seria um excelente jogador de futebol, onde desempenha bem a sua função, com as habilidades que somente ele possui, mas não sabe passar para outra pessoa a forma como joga bem.