Image Map

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ser LÍDER é...

...aquele que possui competência de administrar e conduzir pessoas e equipes de diversas personalidades, incentivando e direcionando para os objetivos em comum.


É preciso comunicar as pessoas o seu valor e potencial de forma clara e objetiva, fazendo com que as pessoas consigam enxergar a sua capacidade, e com isto, incentivá-los na mesma direção, fazendo-os se sentirem parte do processo, e juntos se unirem em prol do mesmo objetivo.



Na atualidade, existe um novo conceito de liderança chamada de Coaching, a mesma tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento do potencial talento, das competências necessárias e desenvolver um melhor desempenho no indivíduo.




“O verdadeiro líder não tem necessidade de comandar, 
contenta-se em apontar o caminho.’’ (Henry Miller)

Existem alguns tipos de liderança, são eles: Autocrática, Democrática e Liberal.

Na liderança Autocrática, apenas o líder determina as ações, sem que haja a participação da equipe,  sendo assim ele impõe as tarefas como devem ser feitas, e quem deve fazer executá-las.
Dominador nato, é pessoal quanto aos elogios e críticas que faz referente ao trabalho de cada um.


Sendo assim: O líder determina sem que exista a interferência de opiniões e as tarefas devem ser realizadas pelos colaboradores.


Já na liderança Democrática, existe a possibilidade de uma discussão sobre os negócios, onde os colaboradores debatem os assuntos e o líder assiste e estimula isso.
As tarefas, funções e papel de cada um da equipe é decidido pelo grupo, onde todos tomam a decisão juntos, apenas pedem sugestões ou outras alternativas para o líder.


 Normalmente o líder neste papel procura ser mais limitado em relação as críticas e elogios, não é muito participativo nas tarefas, apenas observa e orienta.


Na liderança Liberal, onde a própria palavra já faz referencia a liberdade, é o tipo do líder que tem uma participação mínima na equipe. É o tipo de liderança que não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular os acontecimentos, não tem participação na equipe, somente quando solicitada.


 Absoluta falta de participação no grupo.

Veja alguns aspectos nos 3 estilos de liderança:


Para refletir:







Nenhum comentário:

Postar um comentário