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quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento!

A cultura defini-se por meio de normas, crenças, valores, ritos, cerimônias, tabus, etc...


Por meio dessa abordagem podemos dizer que a empresa que é composta por esses elementos é totalmente mecanicista, ou seja manipulada e controlada.


Sob a ótica holográfica, esta por sua vez enxerga a cultura como um reflexo da forma pela qual a empresa é interpretada por seus integrantes, ou seja o compartilhamento, o relacionamento entre as pessoas no dia-a-dia, é o que dá sentido na cultura da empresa.



Sendo assim, a cultura é adotada pela experiência em grupo, influenciada por todos os individuos da organização, resgatando para a empresa os seus valores positivos, e quando nem todos fazem parte desses valores, surge assim as subculturas, que são os grupos fragmentados, dividindo experiências diferentes.


Duas características são presentes na cultura da gestão do conhecimento:

-A empresa acredita que as pessoas podem ter um processo de crescimento tanto pessoal quanto em grupo
-Existe a ideia de que as atividades em grupo poderão solucionar problemas apresentados á organização


E como fica o clima da empresa?
O clima é o reflexo da cultura da empresa, e é a cultura quem vai dizer se o ambiente está sendo agradável e se existe a sinergia de todos envolvidos, gerando assim resultados positivos.